Ao estudarmos um pouco da história de Nova Friburgo logo descobrimos que Lumiar veio a se tornar o principal polo de concentração de descendentes de colonos suíços, inicialmente, e pouco depois, de alemães, italianos, entre outros na região, sendo o distrito mais antigo da cidade.
A origem da colonização da região aliada à riqueza de seus aspectos naturais, como clima ameno, natureza exuberante e tranquilidade típica de uma região preponderantemente agrícola, fazem de Lumiar uma localidade encantadora, em especial no que se refere à tradição histórica e ao turismo, incluindo-se aí uma ligação intrínseca com a gastronomia local.
No início do seu processo de colonização, Lumiar era uma grande fazenda que tinha sua sede localizada onde hoje se encontra a praça principal, mais especificamente no casarão que abriga o restaurante Armazém da Serra.
Além do evidente aspecto histórico, o restaurante é um lugar de expressão das tradições familiares de suas proprietárias, a chef Andrea Eller Schott e sua filha Isadora Schott Klein. Receitas típicas de família são passadas de geração para geração ao longo dos anos. Mãe e filha explicam que isso é exatamente o que os turistas, público que representa 90% da clientela, buscam ao visitarem Lumiar, ou seja, gastronomia típica local em ambiente familiar, tranquilo e agradável. E sabe o que é ainda melhor? Tudo isso valorizando a produção dos agricultores locais, adquirindo itens como a truta, os cogumelos, legumes, hortaliças e ainda as cervejas artesanais, gerando assim uma economia solidária e colaborativa.
Quanto aos aspectos turísticos e gastronômicos, devemos ressaltar a grande variedade de opções nessas áreas que atraem cada vez mais pessoas a visitarem o distrito de Lumiar. Além das já citadas gastronomia típica local e das belezas naturais, Lumiar oferece ainda música de qualidade a seus visitantes e moradores com o Fri Jazz e Blues. Em sua 2ª edição, o evento acontece entre os dias 17 e 19 de maio, com apresentações também em São Pedro da Serra. Oportunidade perfeita de apreciar tudo o que a região tem a oferecer, ao som de muita música boa contemporânea.
Como Beto Guedes já prenunciava em sua canção: “Anda vem jantar – Vem comer, vem beber, farrear até chegar Lumiar…
No Comments