Menu do Chef

Menu do Chef

Quando cozinhamos, seja em nosso lar ou no restaurante, devemos sempre nos dirigir à tarefa com certa atitude, nos disponibilizando com carinho para maximizar a potencialidade do alimento a ser preparado, visando sempre a alegria que um belo jantar possa trazer às pessoas para as quais estamos realizando esse ato de amor que é cozinhar. A elaboração de qualquer receita, como as que ocorrem no Cilantro Bistrô, começa pela eleição de um bom ingrediente, o que faz toda a diferença. Então, a receita para o verdadeiro sucesso é colocar o coração e todo o nosso carinho no que estamos fazendo.

Algumas dicas para qualquer pessoa que queira reproduzir um prato em casa.

MAGRET DE PATO COM LEGUMES ORGÂNICOS CARAMELIZADOS NO MEL FRIBURGUENSE, NA CAMA DE PAPARDELLE ARTESANAL

INGREDIENTES QUATRO PESSOAS:
Quatro Magret de pato aprox. 300 grs. cada um
1 cenoura orgânica
1 cebola roxa orgânica
1 alho poró orgânico
1 abobrinha orgânica
1 maço de nirá
Mel friburguense mil flores ou
morrão de candeia ao gosto
(temos excelentes apiários na cidade)
Molho shoyu quatro colherinhas
30 grs. de manteiga.
100 grs. de castanhas de caju torradas
Papardelle artesanal 180grs (no Cilantro o fazemos na casa, porém, para a receita indico comprá-lo)

A MASSA:
Em abundante água com sal a gosto cozinhamos a massa, seguindo o método tradicional. Uma vez pronta, escorremos e adicionamos a manteiga e colocamos na base do prato aonde iremos apresentar o pato.

O PATO:
Cortamos em batonzinhos todos os legumes e reservamos.

No verso do Magret cortamos com a ponta da faca uma quadrícula na gordura do pato para facilitar o processo de grelhado. Retiramos qualquer excesso de gordura e temperamos com sal e pimenta a gosto.

Num ferro ou frigideira muito quente colocamos o Magret com o lado da gordura virado em contato com o ferro. Regulamos o fogo e deixamos grelhar até a gordura ficar com um delicioso tom dourado (aprox. 8 minutos). Viramos e deixamos mais dois minutos do lado da carne e finalizamos no forno a apenas 100ºC, e então cozinhamos os legumes. É importante separar uma parte da gordura que sai do Magret para depois elaborarmos nossos legumes, sempre com máximo cuidado de não queimá-la.

Na gordura restante, a gente coloca todos os legumes em fogo muito alto e salteia durante aproximadamente 3 minutos, adicionamos o mel Friburguense e o molho shoyu, deixando os legumes caramelizar na mistura.

Na cama de papardelle artesanal colocamos os Magrets previamente fatiados (a carne deve estar rosada e suculenta) e cobrimos com os legumes, deixando o molho escorrer entre as fatias de carne.

Et voilá!

Um delicioso Magret de pato de inspiração asiática para desfrutar com as pessoas que você mais quer!

Por Marco Cilantro

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.