Etiqueta À Mesa

Etiqueta À Mesa

Saber se portar à mesa, está muito além de um conjunto de regras. Faz parte da autopromoção da sua imagem e demonstra o quanto você se importa em fazer uma boa presença à sua companhia na hora de sentar-se à mesa. Além disso, em ocasiões como encontros profissionais e de negócios, seguir a etiqueta à mesa é também uma forma de expressar profissionalismo, respeito e segurança.

REGRAS GERAIS DE ETIQUETA À MESA.

Seja um estilo ou outro, algumas regras de etiqueta são universais.

A clássica dica “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida. Uma vez usado, os talheres não devem mais tocar a mesa, devem ser apoiados no prato, conforme o estilo de etiqueta a ser usado.

Nunca articule as palavras com os talheres na mão. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato.

Para sinalizar ao garçom que você está satisfeito, coloque o garfo e a faca alinhados no prato, sendo o garfo ao lado esquerdo ou abaixo da faca.

As facas de carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm sua própria faca, que normalmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer. Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.

Massas como espaguete não devem ser cortadas. Enrole alguns poucos fios num garfo, com o apoio de uma colher e leve à boca.

Elegância e discrição são os carros-chefe de etiqueta à mesa. Com prática e treino, tais hábitos se tornarão naturais, mesmo fora de eventos formais.
Por Mônica Bittencourt

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.