Doces Franceses

Doces Franceses

Quando se fala ou pensa em comida o mundo todo se volta para cidade luz. Em Paris se criou o que hoje se chama de *menu completo* (entrada , prato principal e sobremesa), por mais simples que seja o restaurante eles mantêm essa tradição. Pude ver e viver esse momento de perto fui ao país.

Mas não é só a gastronomia que chama a atenção do mundo. Paris, a charmosa cidade luz, chama atenção pela pâtisserie requintada e perfeccionista, onde os chefs se esmeram em fazer com muito carinho e capricho as melhores e mais requintadas sobremesas , não a toa que muitos clássicos são atribuídos aos chefs franceses. E uma delas é febre mundial: MACARONS.


Tive a oportunidade de conhecer Paris e fazer um laboratório pelas pâtisseries francesas, as melhores do mundo, diga-se de passagem. Experimentei várias e confesso, apesar de não gostar muito de doces, mesmo sendo um confeiteiro, que os macarons parisienses são divinos. Eu particularmente amei e fica difícil destacar qual é o melhor.

Especializei-me em pâtisserie francesa e principalmente em macarons, e como especialista, precisava conhecer de perto e estudar em Paris pra compreender o que move os chefs. Fiz um curso na EcoleLenotre e vi de perto a paixão, o cuidado, e principalmente, o respeito que eles têm pelos doces. Na França, de forma geral, todas as sobremesas são feitas do zero e com preparação artesanal, sem aditivos ou conservantes, respeitando minuciosamente cada etapa do preparo, tornando os doces mais naturais e impecáveis na apresentação.

Àqueles que se perguntam se vale o investimento em conhecer Paris, eu vos digo: *sim*. Além de toda a história e cultura, a gastronomia e as pâtisseries são fantásticas, e claro que você não conseguiria sair de lá sem saborear uma bela e completa refeição ao estilo de Paris.

Na minha viagem aprendi muito mais do que eu podia imaginar. Cultura e história foram pequenos detalhes desta maravilhosa viagem que tive o prazer de fazer. Aprendi que tratar com carinho, amor e respeito uma receita simples ou sofisticada, seja ela doce ou da cozinha quente, eleva nosso trabalho a outro patamar profissional.
Através da comida ou da sobremesa fazemos uma viagem pelo mundo. Então desejo a você uma boa viagem pelo mundo da gastronomia e pelos seus sabores.

Alexssandro Kühl | Chef Patissier da Petit pâtisserie
Ganhador do programa QUE SEJA DOCE da GNT
Gran chef patissier 2018 cordão de bronze square

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.