Cogumelos de Friburgo

Cogumelos de Friburgo

Um cogumelo é o que podemos chamar de fruto produzido por determinados tipos de fungos. Esses fungos existem na natureza aos milhares e produzem diferentes tipos de cogumelos, sendo alguns deles, cerca de 10%, comestíveis.

 

Originários de países da Ásia Oriental, principalmente China e Japão, os cogumelos caíram no gosto dos brasileiros, tendo em vista a crescente demanda pelo seu consumo nos últimos anos. Bem apreciados, principalmente por suas propriedades nutricionais e medicinais, o tipo Shitake figura entre os mais produzidos e consumidos por aqui.

 

Como o que acontece com diversas outras influências culinárias trazidas pelos povos colonizadores de Friburgo, podemos dizer que o cultivo e o preparo de pratos a base de cogumelos estão diretamente ligados a essas influências, neste caso, claro, a da culinária japonesa. Também é fato que, assim como em vários outros tipos de culturas agrícolas, a cidade vem se destacando na prática da fungicultura, nome que se dá ao cultivo de cogumelos.

 

Um bom exemplo disso está na trajetória de Reinaldo Coelho, que desde 2012 se dedica ao cultivo e comercialização desta iguaria. Logo que veio morar em Friburgo, em uma área com vários sítios, na localidade de Parque dos Lagos, Reinaldo foi chamado por um vizinho a aprender sobre o cultivo de cogumelos. Contrataram uma consultoria especializada, que na ocasião, ensinava técnicas de produção em toras. No entanto, logo substituíram essa técnica pela do cultivo em blocos, que gera resultados mais rápidos. Na época eram bem poucos os empreendedores que se aventuravam nesse ramo e Reinaldo foi um dos pioneiros nesse tipo de cultivo. Nascia então a Cogumelos de Friburgo, que não por acaso, foi assim chamada como uma forma de valorizar um produto local. E ao longo dos anos essa valorização veio se revelando em números.

 

Reinaldo conta que quando iniciou suas atividades, Friburgo sequer aparecia no mapa de produtores de cogumelos do país, sendo que, junto com outros produtores, hoje a cidade já detém o título de maior produtora do estado, com uma produção mensal na faixa de 15 toneladas. Apesar dessa posição de destaque, Reinaldo lamenta que o poder público ainda não tenha tomado consciência do potencial, inclusive turístico e gastronômico, que o cogumelo agrega, fazendo por merecer, desse modo, uma política pública de incentivo e divulgação. Todavia, já existem iniciativas de empresários locais, com o apoio da Acianf, para a realização de um festival com cogumelos.

 

A gastronomia da cidade agradece.

 

Por Maurício Marques

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.