Bateria de Cozinha

Bateria de Cozinha

A expressão bateria de cozinha é utilizada para designar o conjunto de utensílios utilizados na preparação e apresentação de um determinado prato. Mas por que bateria? A explicação serve para mostrar que a gastronomia guarda uma relação com a história e a cultura mais, especificamente com a cultura musical.

Primeiramente vamos falar do aspecto histórico. Bateria é um substantivo que deriva do verbo latino battuere, que com o passar do tempo evoluiu para battere, e significa basicamente bater ou golpear. Em uma das sequências da evolução etimológica dessa palavra chegamos à bateria. Todavia, houve ao mesmo tempo uma ampliação do seu significado. Inicialmente servia para designar o conjunto de objetos próprios para bater, passando com o tempo a designar simplesmente o conjunto de coisas que serve para um mesmo fim.

Quanto à relação com a música podemos citar a bateria de uma banda de rock (conjunto de instrumentos de percussão), a bateria de uma escola de samba (conjunto de ritmistas) ou, passando para algo mais clássico, uma orquestra sinfônica regida sob a batuta (também derivada de battere) de um maestro. Além do sentido de conjunto, nestes casos bateria ainda adquire um sentido de ritmo, fluência e harmonização, ou seja, características típicas que toda cozinha de alta gastronomia deve ter.

E já que usamos a música para falar de sua relação com a gastronomia, podemos dizer, por exemplo, que além de um bom maestro e uma boa composição de notas musicais, sempre se fará necessário um bom conjunto de instrumentos para que se possa apreciar uma apresentação de música clássica com qualidade. Da mesma forma podemos dizer que não basta um chef talentoso e uma seleção dos melhores ingredientes para se alcançar a excelência no preparo de um prato ou de sua apresentação à mesa. E é exatamente nesse ponto que atuam os utensílios de cozinha.

Seja no preparo ou na decoração, podemos concluir que facas, fôrmas, panelas, copos, colheres, tigelas, entre tantos outros utensílios constituem a base do trabalho com gastronomia, da mais simples a mais sofisticada.

Por Mônica Bittencourt

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.