Barão Bier

Barão Bier

A Barão Bier é uma das cervejarias artesanais pioneiras de Nova Friburgo, sendo a primeira a ser legalizada na cidade. É gerenciada pelas irmãs Helen Angelo e Karoline Angelo, sócias do pai, Marcos Batista.

O nome da cervejaria é uma homenagem a Antônio Clemente Pinto, o primeiro Barão de Nova Friburgo. De origem portuguesa, ele chegou em nossas terras junto aos colonos suíços, em busca de oportunidades.

Clemente Pinto investiu na cultura cafeeira e obteve sucesso, sendo considerado um dos maiores cafeicultores da história do Brasil. Pelo seu acúmulo de riquezas, foi um dos homens mais ricos do Império, recebendo, por meio de decreto do Imperador Dom Pedro II, o baronato.

Com grande prestígio, até hoje, suas residências fazem parte do nosso cotidiano, como o Palácio do Catete, anteriormente denominado Palácio Nova Friburgo.

Necessitando de uma logística mais eficaz para escoar o café até os portos cariocas, Antônio Clemente Pinto idealizou e deu início a construção da estrada de ferro que ligava o Porto das Caixas (Rio de Janeiro) até Cantagalo, passando pela vila de Nova Friburgo.


Com o passar dos anos, além de servir ao escoamento da produção de café, essa linha férrea trouxe muitas pessoas que mudaram a história da nossa cidade, fomentando a industrialização e a esperança de uma Nova Friburgo próspera.

A Barão Bier traz em seu nome a nobreza de um homem que deixou honra ao povo friburguense, e como modo de simbolizar todo o seu pioneirismo criou o “Trem cervejeiro”, uma réplica em tamanho reduzido da locomotiva que circulava pela antiga estrada de ferro. Só que agora, em vez de café, transporta barris de onde se pode extrair o nosso chopp. E o que é melhor, além de se tornar uma atração nos eventos dentro e fora da cidade, nosso trem serve de homenagem a Nova Friburgo pelo seu aniversário de 200 anos, comemorado em maio de 2018.

Com um criterioso sistema de produção, a Barão Bier engloba desde a limpeza, a escolha da matéria prima, as etapas de produção, envase e entrega. Trabalhamos com puro malte, insumos de qualidade e água da nascente sem necessidade de tratamento químico.


Atualmente, são oito estilos de cervejas produzidas pela cervejaria, sendo alguns sazonais. Nos rótulos- cuja a arte foi inspirada em documentos da época do império- é possível ver que cada cerveja recebeu o nome de um dos cantões suíços. São elas: a American Red Ale (Argóvia); American Blond Ale (Berna); Weizen (Genebra); EnglishPale Ale (Lucerna) e Coffee Beer com Cereja (Fribourg), sendo a última uma edição comemorativa pelos 200 anos de Nova Friburgo. A empresa também conta com os estilos: BohemianPilsner, Fruit Beer de Laranja e American Indian Pale Ale. square

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.