Artesão do Pão

Artesão do Pão

Para fazer um pão artesanal tipicamente francês, é necessário dedicação, tempo e matérias primas de qualidade.

O verdadeiro pão francês é produzido com farinhas orgânicas, seguindo elevados padrões de qualidade no cultivo do trigo, armazenamento e processamento dos grãos, resultando em um produto saudável e saboroso.

Como o próprio nome diz, o pão é artesanal, e sendo assim é necessário um trabalho metódico e sequencial de manuseio e repouso da massa, visando uma fermentação lenta, onde o sabor e aromas são incorporados naturalmente e a alveolagem típica da massa dos pães franceses é desenvolvida.

Além da fermentação lenta, a utilização do “Levain” (conhecido no cotidiano como massa mãe) é indispensável para fabricação. Existem diferentes formas de “criação” do Levain, que deve ser sempre “alimentado” corretamente, para se manter “vivo”. Esse fermento biológico e natural, além de oferecer um sabor diferenciado e exclusivo ao pão, é primordial para obtenção de uma boa digestão, pois durante o processo de fermentação, substâncias são desenvolvidas na massa, similares as nossas enzimas digestivas, auxiliando no processo digestório.

Já que o pão é um alimento milenar, desde sempre pode ser produzido em casa, qualquer um pode produzir seu próprio pão, basta utilizar os elementos necessários, temperar a massa com um pouco de amor, e levar à mesa da família um produto de excelência. Vamos colocar a mão na massa?

 

Por Philippe Lanié

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.