Manipulação de Alimentos

Manipulação de Alimentos

Que tal servir um alimento seguro e de qualidade para os seus clientes?

O controle de qualidade dos alimentos se refere a toda e qualquer ação que visa melhorar as boas práticas nos procedimentos de higiene e manipulação de alimentos para que fique livre de qualquer contaminação e que não cause perigo à saúde de quem o consumir.

Para que seja seguro é importante fiscalizar a qualidade dos alimentos em todas as etapas de produção, desde o abate ou colheita, passando pelo transporte, recebimento, armazenamento, processamento até a distribuição final ao consumidor.

Existem legislações, tais como Anvisa RDC N.216, que regulamentam os padrões higiênico-sanitários que devem ser seguidos por todo estabelecimento que lida com alimentos, seja manipulando, transportando, fracionando ou distribuindo-os. Dentre estes estabelecimentos se enquadram: padarias, lanchonetes, bares, restaurantes, pizzarias, churrascarias, buffets, supermercados, entre outros.

Para implantação do controle de qualidade é importante que o proprietário procure um profissional especializado como o nutricionista, podendo ser através de uma empresa de consultoria, que tem profissionais especializados nesta área. Este profissional precisa ter conhecimento das normas que estabelecem os padrões higiênico-sanitários através das legislações vigentes e ter capacidade para treinar e supervisionar todos os processos, que vão desde as instalações físicas dos estabelecimentos, passando por rigorosas regras de higiene pessoal (como lavagem frequente e correta das mãos), limpeza do local e equipamentos de trabalho até a descrição por escrito dos procedimentos envolvidos no processamento do produto.

Para se ter um estabelecimento seguro é necessário:

Controlar a temperatura dos alimentos;

Treinar e capacitar os funcionários quanto aos hábitos de higiene e manipulação de alimentos;

Propor medidas para a melhoria das condições de trabalho;

Fiscalizar fornecedores de matéria-prima;

Monitorar as diferentes etapas de produção de alimentos, desde o recebimento, passando pelo armazenamento, preparo, até a distribuição e reaproveitamento de sobras;

Acompanhar os procedimentos dos manipuladores para avaliar a conduta higiênico-sanitária;

Descrever as etapas e procedimentos de limpeza dos utensílios, equipamentos e locais de trabalho, assim como a utilização de produtos de higiene e limpeza de boa procedência.

É também necessário investimento por parte dos proprietários para a adequação das não-conformidades detectadas nas instalações e nas ações de motivação dos funcionários, assim como é importante o engajamento de todos para melhor supervisão de todas as etapas do processo de controle de qualidade.

Todo cuidado é fundamental para evitar que o consumidor adquira uma Doença Transmitida por Alimento, que além de causar sérios problemas pode até levá-lo a morte.

O controle de qualidade de alimentos precisa, urgentemente, ser encarado por todos com muito mais seriedade e atenção. Assim todos lucrarão com o sucesso do estabelecimento!

Natalie Santos | Nutricionista | CRN 03100515

Proprietária consultoria de nutrição QualityFood

Pós-graduação em Vigilância Sanitária

Atuou na Fiscalização Sanitária em Macaé RJ

Email: nutricionistamacae@hotmail.com  square

No Comments

Leave a Comment

Your email address will not be published.